Pós-Graduação 

Métodos de Análise Espacial - Princípios e elementos de estatística espacial e geoestatística. Análise e interpretação de medidas de centralidade e dispersão espacial. Avaliação de densidades de pontos: modelo de Kernel. Indicadores de correlação espacial global e local. Regressão espacial. Métodos de interpolação.

Integridade Ambiental de Riachos: bases para conservação e manejo de bacias hidrográficas - Esta disciplina abordará as etapas de desenvolvimento de Índices de Integridade Biótica, suas bases conceituais incluindo gradientes de condições ambientais, definição de áreas de referência, homogeneização de habitats devido a atividades humanas, avaliação de uso e cobertura do solo, etapas para definição de desenho amostral, planejamentos amostrais em campo, Protocolos US-EPA avaliação habitats físicos em riachos e reservatórios, histórico e evolução abordagens, desdobramentos e perspectivas, exemplos nos EUA, China, Brasil, Europa e Austrália.

Introdução aos Sistemas Informativos Geográficos (SIGs): aplicações em Ecologia - Cartografia e representação espacial. Geoprocessamento e Geotecnologias. Introdução ao SIG: construção e manipulação de base de dados. Coleta, análise e apresentação de dados via documentos cartográficos. Análise Espacial e Ecologia da Paisagem.

Graduação 

Análise Espacial e Geoprocessamento - Aborda as possibilidades teóricas e conceituais de análises espaciais que podem ser produzidas a partir de produtos do sensoriamento remoto (imagens de satélite, fotografias aéreas analógicas e digitais - dados raster) e de dados vetoriais acoplados ao banco de dados. O aluno desenvolverá as competências sobre uso, manipulação, extração de novos dados, processamento digital de imagens (PDI), além do mapeamento e análise geográfica como produto final do aprendizado.

Instrumentos de Gestão Ambiental - O curso aborda os diferentes instrumentos apresentados pela legislação, como o Plano Diretor, Ordenamento Territorial, Avaliação de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Sistema de Gestão Ambiental em Empresas, entre outros, permitindo que o discente reflita sobre as suas possíveis formas de atuação, voltadas à gestão ambiental.

Métodos Quantitativos Aplicados ao Turismo - O objetivo desse curso é proporcionar aos alunos uma visão científica de fenômenos próprios da área do turismo, assim como a resolução de problemas a ele relacionados. Apresentando tópicos acerca de métodos de pesquisa quantitativa, busca-se demonstrar aos alunos como aplicar esses recursos para uma melhor compreensão de problemas substantivos, reconhecer os limites práticos da pesquisa e apreciar o valor de múltiplos métodos.