top of page

Pós-Graduação 

Indicadores Ambientais - Conceitos, tipologias e aplicações de indicadores ambientais em contextos de intensificação antrópica e Antropoceno. Fundamentos de indicadores ecológicos e critérios de seleção. Indicadores hidrogeomorfológicos baseados em habitat físico; indicadores de qualidade da água; indicadores derivados de sensoriamento remoto, uso e ocupação da terra e geodiversidade; bioindicadores; serviços ecossistêmicos e integração multiescalar para avaliação, monitoramento e apoio à gestão ambiental. Discussão de aplicabilidade em estudos de planejamento territorial e recursos hídricos.

Métodos de Análise Espacial - Princípios e elementos de estatística espacial e geoestatística. Análise e interpretação de medidas de centralidade e dispersão espacial. Avaliação de densidades de pontos: modelo de Kernel. Indicadores de correlação espacial global e local. Regressão espacial. Métodos de interpolação.

Integridade Ambiental de Riachos: bases para conservação e manejo de bacias hidrográficas - Esta disciplina abordará as etapas de desenvolvimento de Índices de Integridade Biótica, suas bases conceituais incluindo gradientes de condições ambientais, definição de áreas de referência, homogeneização de habitats devido a atividades humanas, avaliação de uso e cobertura do solo, etapas para definição de desenho amostral, planejamentos amostrais em campo, Protocolos US-EPA avaliação habitats físicos em riachos e reservatórios, histórico e evolução abordagens, desdobramentos e perspectivas, exemplos nos EUA, China, Brasil, Europa e Austrália.

Introdução aos Sistemas Informativos Geográficos (SIGs): aplicações em Ecologia - Cartografia e representação espacial. Geoprocessamento e Geotecnologias. Introdução ao SIG: construção e manipulação de base de dados. Coleta, análise e apresentação de dados via documentos cartográficos. Análise Espacial e Ecologia da Paisagem.

Redação Científica - A disciplina tem como objetivo aprimorar o conhecimento do aluno em técnicas de redação científica.

Metodologia da Pesquisa - Esta disciplina compreende o estudo do processo que caracteriza uma investigação científica, bem como os tipos de investigação mais comuns na área da saúde. Espera-se, através do conteúdo desta disciplina, que o aluno possa elaborar um trabalho científico com todos os seus componentes e ainda ser capaz de realizar uma leitura crítica de artigos científicos no que diz respeito aos seus aspectos metodológicos. O conteúdo desta disciplina é imprescindível para preparar o aluno de pós-graduação para elaborar e desenvolver seu projeto de investigação, bem como redigir seu trabalho final.

Geoprocessamento - Bases conceituais e teóricas sobre os sistemas de informações geográficas (SIG). Métodos de abstração, conversão e estruturação nesse sistema computacional. Potencial das técnicas de Geoprocessamento para a representação de fenômenos e modelos ambientais relacionados a diversos campos de estudo. Instrumentalização de técnicas do Geoprocessamento para diversas aplicações levando em consideração os componentes do espaço geográfico.

Graduação 

Sensoriamento Remoto - A disciplina introduz o aluno nos princípios do Sensoriamento Remoto com relação aos processos de aquisição, análise e interpretação das informações da superfície terrestre obtidas pelos diferentes sistemas sensores. Estes fundamentos possibilitarão ao aluno ler, analisar e interpretar os principais produtos do Sensoriamento Remoto de interesse aos estudos geográficos: as imagens aéreas e orbitais. Pra tanto se utilizam procedimentos da interpretação visual aliada à noções básicas de processamento digital de imagens. O aluno, ao final da disciplina, deverá ser capaz de elaborar um croquis resultantes da interpretação das imagens e material de apoio.

Dinâmica Geoambiental do Território Brasileiro - A disciplina habilita o discente a entender o espaço físico brasileiro a partir da síntese dos conhecimentos adquiridos em outras disciplinas básicas da área física da Geografia. Utiliza-se da descrição, análise e classificação dos diferentes elementos que o compõe, buscando entender a evolução dos mesmos ao longo do tempo que resultou em inter-relações expressas sob a forma de domínios naturais, possíveis de serem cartografados, bem como o processo de ocupação humana verificado nesse território. O entendimento desse espaço físico permite que o discente identifique os diferentes níveis de apropriação e alteração de cada domínio, assim como os seus limites, apresentados sob a forma de impactos ambientais.

Análise Espacial e Geoprocessamento - Aborda as possibilidades teóricas e conceituais de análises espaciais que podem ser produzidas a partir de produtos do sensoriamento remoto (imagens de satélite, fotografias aéreas analógicas e digitais - dados raster) e de dados vetoriais acoplados ao banco de dados. O aluno desenvolverá as competências sobre uso, manipulação, extração de novos dados, processamento digital de imagens (PDI), além do mapeamento e análise geográfica como produto final do aprendizado.

Instrumentos de Gestão Ambiental - O curso aborda os diferentes instrumentos apresentados pela legislação, como o Plano Diretor, Ordenamento Territorial, Avaliação de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), Sistema de Gestão Ambiental em Empresas, entre outros, permitindo que o discente reflita sobre as suas possíveis formas de atuação, voltadas à gestão ambiental.

Métodos Quantitativos Aplicados ao Turismo - O objetivo desse curso é proporcionar aos alunos uma visão científica de fenômenos próprios da área do turismo, assim como a resolução de problemas a ele relacionados. Apresentando tópicos acerca de métodos de pesquisa quantitativa, busca-se demonstrar aos alunos como aplicar esses recursos para uma melhor compreensão de problemas substantivos, reconhecer os limites práticos da pesquisa e apreciar o valor de múltiplos métodos.

Temas atuais em Ecologia e Geografia: Conservação de Rios Urbanos - Oferecer a estudantes de graduação oportunidade de conhecer e discutir temas atuais em ecologia, geografia e conservação de rios urbanos. Como nesse período de pandemia as atividades práticas em campo e laboratório estão suspensas, é importante que os estudantes de graduação da UFMG tenham contato com temas atuais de estudos ecológicos no Antropoceno.

1D005060.jpg
lattes_v2.jpg
google-scholar-icon-1.jpg.png
ORCID.png
CLVT.png
scopus.png
researchgate.jpg

Instituto de Geociências - Campus UFMG

Endereço: Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha

Belo Horizonte, MG - 31270-901

Tel: +55 31 3409-5493

Email: diegorm@ufmg.br

somos_ufmg.jpg
bottom of page