Análise de Dados Geoespaciais

A análise de Dados Geoespaciais possui aplicabilidade em diversas áreas, possibilitando o entendimento mais profundo da realidade e de diferentes processos e fenômenos de campos como a geografia, economia, medicina, ecologia, planejamento urbano, medicina, engenharia, geologia, agronomia, etc. Atualmente há uma constatação em comum em várias áreas do conhecimento: em mais de 90% das análises o componente espacial pode ser incorporado, aumentando as possibilidades analíticas e facilitando a resolução dos problemas estudados.

Atualmente, existem várias fontes de dados geoespaciais livres, assim como várias plataformas opensource para a análise destes dados. No entanto, a facilidade no acesso pode encobrir um outro problema crítico: o analista possui capacitação técnica-conceitual para a correta interpretação do fenômeno?

Esta linha de pesquisa tem, portanto, dois objetivos: (i) capacitação dos aluno de graduação e pós-graduação da UFMG em investigar e determinar as melhores técnicas de análise espacial para determinada finalidade; e (ii) efetivamente contribuir  com  o desenvolvimento, e implementação da análise espacial nos campos do planejamento urbano-territorial e ambiental.